Problemas físicos? Destaque do Grêmio raramente termina jogos em campo
O meia argentino Cristaldo, aos 27 anos, completou apenas aproximadamente 3,17% dos jogos defendendo a camisa do Grêmio. Apesar do jogador ter apresentado bons números de desempenho, com 13 gols e 13 assistências, ele constantemente começa os jogos no banco de reservas ou é substituído. O clube tricolor investiu cerca de R$18 milhões na contratação do jogador.
Internamente, os indicadores físicos são apontados como a principal justificativa para o baixo aproveitamento de Cristaldo em campo. Há uma compreensão clara de que a posição exige do jogador um desgaste físico intensivo. Mesmo com os esforços dos preparadores físicos do Grêmio para melhorar esse aspecto, o jogador ainda não conseguiu atingir a regularidade desejada.
Tática do técnico Renato Portaluppi influencia na escalação de Cristaldo
O técnico Renato Portaluppi tem feito alterações na escalação do time pensando nos confrontos, e Cristaldo muitas vezes acaba ficando no banco de reservas. A opção do técnico muitas vezes tem sido a entrada de um terceiro volante em vez do meia argentino. No Gre-Nal 441, por exemplo, Cristaldo sequer participou da partida.
Ao todo, Cristaldo já atuou em 63 partidas pelo Grêmio. Ele apenas conseguiu completar as partidas contra Novo Hamburgo e Corinthians, ambas no ano de 2023. Seu contrato com o clube gaúcho vai até o final de 2026. O jogador foi comprado do clube Huracán, da Argentina, por R$18 milhões em dezembro de 2022, após ser o segundo maior artilheiro no Campeonato Argentino. No entanto, seu futuro no clube ainda é uma incógnita.